Aumento de acidentes envolvendo motocicletas em Chapecó preocupa sindicato

Ofício do Sicom destaca as principais imprudências cometidas no trânsito diariamente.

Por Redação Oeste Mais

24/02/2025 16h24



O elevado número de ocorrências envolvendo motocicletas em Chapecó, principalmente com acidentes e vítimas, levou o Sindicato do Comércio (Sicom) a se manifestar sobre a questão e encaminhar ofício ao poder público municipal.

A entidade avalia que, especialmente diante do fator mobilidade urbana e segurança no trânsito para condutores e pedestres, deve haver maior fiscalização e orientação, já que o município têm registradas mais de 45 mil motos. Nesse sentido, foi encaminhado um ofício ao secretário de Segurança Pública do Município de Chapecó, Clóvis Ari Leuze.

No pedido, o Sicom destaca as principais imprudências cometidas no trânsito diariamente por motociclistas, como excesso de velocidade, avanço do sinal vermelho, manobras perigosas e ultrapassagens indevidas. Em decorrência disso, a entidade sugere cinco ações para minimizar problemas como agressões, a ocorrência de vítimas e até mortes, o que leva a grande número de atendimentos em hospitais e outras unidades de saúde.

Uma das ações propostas envolve a realização de campanhas educativas, mediante  programas de conscientização direcionados aos motociclistas, enfatizando a importância do respeito às normas de trânsito, uso adequado de equipamentos de segurança e comportamentos preventivos. Já sobre a fiscalização, é proposto que seja intensificada nas vias urbanas para coibir manobras arriscadas, o excesso de velocidade e outras infrações cometidas por motociclistas, garantindo o cumprimento das leis de trânsito.

Quanto à infraestrutura viária, o intuito é de sejam realizadas melhorias na sinalização e na estrutura das vias, como a criação de faixas exclusivas para motocicletas em cruzamentos e mais áreas de espera, visando organizar o fluxo e reduzir pontos de conflito. Em outro ação, é sugerida parceria com empresas de entrega que utilizam serviços de motofrete para promover treinamentos de direção defensiva e incentivar práticas seguras entre os entregadores.

Outra proposta está no aprimoramento da resposta a emergências com a implementação de sistemas que garantam medidas mais rápidas e eficazes quando da ocorrência de acidentes, reduzindo o tempo de atendimento.

Dados

Dados do Detran Santa Catarina indicam que Chapecó tem a quarta frota de veículos do estado, depois de Florianópolis, Joinville e Blumenau. Já os últimos números do IBGE quanto ao total de veículos por município (2023), indicam Chapecó na 75ª posição no Brasil, entre 5.570 municípios.

De acordo com os últimos dados do Detran, referentes a 2024, o município de Chapecó tem 219,3 mil veículos emplacados. As principais frotas envolvem 151,1 mil automóveis, 45,6 mil motocicletas e 10,2 mil caminhões.

Segundo número divulgado pela prefeitura de Chapecó em agosto de 2024, a circulação média de veículos nas ruas da cidade, a cada mês, chegava a 1,1 milhão, com aumento de 15,3% comparativamente a 2021.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.