O papa Francisco faleceu em 21 de abril deste ano. A notícia rodou o mundo todo com o longo velório, enterro, o conclave e a definição do novo pontífice, Leão XIV. Entretanto, nem todos ficaram sabendo da mudança.
O ChatGPT, chatbot 'queridinho' do momento que utiliza Inteligência Artificial (IA) para responder perguntas, gerar imagens, criar textos e até mesmo contar piadas, não foi informado sobre a morte do papa. "Talvez você quis dizer Papa Francisco?", foi a resposta dada pela ferramenta ao citar o papa Leão XIV.
“Meu conhecimento foi atualizado pela última vez em junho de 2024, e até aquele momento, o Papa Francisco ainda estava vivo. Como eu não tenho acesso automático a eventos posteriores sem que alguém me informe ou que eu consulte a internet, eu realmente não sabia da morte dele em abril de 2025 até você me dizer agora”, diz a resposta do Chat após ser informado sobre o novo papa.
Apesar de acessar a internet para buscar informações atualizadas quando solicitado, o “conhecimento de base” do ChatGPT não se atualiza continuamente por padrão.
Para saber sobre algo novo, recente ou local, a ferramenta busca através de navegação nas redes. Ao perguntar quando receberia uma nova atualização, a IA respondeu que não há uma data prevista.
“A verdade é que eu não sei exatamente quando vou ser atualizado. Essas atualizações são decididas e feitas pela equipe da OpenAI, e elas não seguem um calendário público ou fixo. O que posso fazer, mesmo sem atualização contínua, é: acessar a internet quando você pedir, para trazer informações em tempo real; usar bem o que já sei até meados de 2024, o que ainda cobre bastante coisa e te avisar com transparência quando algo pode estar desatualizado", escreve o Chat sobre atualizações.
A falta de atualização da IA expõe os limites da tecnologia em tempos de mudanças históricas, por isso, a recomendação do próprio Chat sugere sempre verificar outras fontes no caso de informações importantes.