O ovo é um dos ingredientes mais versáteis e populares na culinária, devido à adaptação a inúmeras receitas, ao custo acessível e ao alto valor nutricional. Além disso, é um aliado indispensável para quem busca aumentar a ingestão de proteínas, especialmente para quem frequenta a academia.
Esse alimento também é bastante consumido em maioneses, um dos molhos mais consumidos no mundo, seja como complemento em sanduíches, saladas, carnes ou até mesmo em sobremesas.
» Receba nossas notícias no seu WhatsApp
No entanto, há pessoas que costumam consumir o ovo cru ou com a gema mais mole do que o habitual. Porém, essa forma de ingestão exige atenção devido aos riscos à saúde. Um exemplo comum é a preparação de maionese caseira para acompanhar o churrasco de domingo. Muitos utilizam ovo cru como base para o creme que cobre as batatas, uma prática que muitos dizem realçar o sabor, mas que pode fazer mal.
A médica nutróloga Giseli Albach Lenz, de Chapecó, alerta sobre os riscos associados ao consumo de ovos crus, destacando a possibilidade de contaminação pela bactéria Salmonella sp..
“A salmonelose é uma infecção alimentar causada pela bactéria Salmonella sp., que pode estar presente nos ovos. Os sintomas incluem dores abdominais, diarreia, calafrios, náusea e vômito”, explica.
Segundo a especialista, a contaminação pode ocorrer durante a postura do ovo, através de rachaduras na casca ou da manipulação inadequada. Por isso, Giseli reforça a importância de descartar ovos rachados e lavar os que serão consumidos.
“Não se recomenda o consumo de ovos crus ou mal cozidos, mesmo contendo a casca intacta”, afirma. Para garantir segurança, ela sugere cozinhar o ovo por cerca de 12 minutos após a água ferver, a uma temperatura de 100°C. “A Salmonella é eliminada a temperaturas iguais ou superiores a 65°C”, destaca.
Preparar maionese com ovos crus também é um hábito comum em diversas casas e restaurantes. Giseli alerta que a maioria dos surtos de salmonelose estão associados ao consumo de ovos contaminados ou maionese caseira.
Uma alternativa segura é utilizar ovos pasteurizados, aqueles comprados em caixinhas no supermercado. “A pasteurização elimina a Salmonela sem cozinhar as gemas e as claras. Esta é uma opção segura para ser aplicada na produção de maioneses caseiras em que há a preferência por utilizar ovos crus”, explica.
Jovem investigado por diversos furtos é preso em Abelardo Luz