Em decorrência do calor intenso e com o aumento de turistas, principalmente na região litorânea de Santa Catarina, o número de casos de algumas doenças transmitidas de pessoa a pessoa aumenta. Entre essas, estão as Doenças Diarreicas Agudas (DDA), popularmente conhecidas por “viroses” de verão.
Os municípios têm acompanhado os casos nos serviços de saúde. Além disso, os hospitais com emergência estão atendendo a população que procura por atendimento.
O Hospital Infantil Joana de Gusmão, de Florianópolis, identificou um pequeno aumento na procura por atendimento na emergência relacionado a doenças diarreicas nos últimos dias.
São casos leves, tratados de forma clínica, com reidratação. A emergência do hospital está atendendo normalmente, sem sobrecarga de pacientes.
Por conta da possibilidade de um aumento do número de casos de DDA nesta temporada, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV), divulgou nesta segunda-feira, dia 6, uma lista de cuidados e medidas de controle e higiene para a população, evitando o adoecimento e transmissão para outras pessoas. Confira abaixo:
As viroses são doenças que podem causar desidratação leve à grave, sendo que crianças, idosos e pessoas imunodeprimidas são mais vulneráveis e têm mais chances de evoluir para gravidade. Nestes casos é importante monitorar os sintomas, não se automedicar e, se necessário, procurar uma unidade de saúde para realização do tratamento adequado.
Vereador de Videira é denunciado por abuso de autoridade e desacato
Governadora de SC cumpre agenda em Chapecó nesta sexta-feira
Casan avança em novos trechos do Projeto Chapecozinho em Xaxim