O Ministério da Saúde (MS) confirmou nesta semana a construção de 110 novas unidades de saúde em municípios de Santa Catarina (veja a lista mais abaixo). De acordo com a pasta, são 1,8 mil unidades em todo o país. As obras integram o Novo Programação de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do governo federal.
Os projetos incluem unidades básicas de saúde, além de policlínicas e Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Eles foram desenvolvidos por uma equipe que incluiu arquitetos, engenheiros e especialistas do MS e incorporam serviços assistenciais avançados, como:
Soluções de saúde digital, como a telessaúde, também foram integradas para melhorar o tempo de resposta dos atendimentos ao conectar a atenção primária com a atenção especializada à saúde.
Postos de saúde
De acordo com o projeto, as UBSs serão organizadas por núcleos temáticos assistenciais e integrados, que fortalecem a integralidade do cuidado, a gestão clínica compartilhada, humanizada e multiprofissional.
Em alinhamento com os compromissos firmados pelo governo federal junto à ONU e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, os projetos incorporam estratégias para a construção de edificações sustentáveis e resilientes. As obras terão:
De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo é garantir resiliência e adaptabilidade diante das mudanças climáticas, proporcionando conforto higrotérmico para os usuários. Além da sustentabilidade, estão integradas premissas de temas importantes como acessibilidade, educação permanente em saúde e saúde digital na concepção dos projetos.
Ocupantes de motocicleta ficam feridos após acidente em Abelardo Luz
Semana começa com estabilidade, calor e abafamento durante as tardes
Chapecoense vence o Criciúma em casa e sobe na tabela da Série B
Motorista fica ferido ao tombar caminhão nas margens da BR-282