Caso de malária é confirmado em munícipio do Oeste

Paciente de 19 anos apresentou sintomas semelhantes aos de dengue.

Por Redação Oeste Mais

13/02/2024 10h23



Um caso de malária foi confirmado nesta segunda-feira, dia 12, no município de Capinzal, no Oeste de Santa Catarina. Segundo a Rádio Catarinense, o Hospital Nossa Senhora das Dores informou que o paciente, um jovem de 19 anos, procurou atendimento médico na sexta-feira, dia 9, e continua sob cuidados médicos na instituição.

Ele chegou recentemente do estado de Roraima para trabalhar no município.

De acordo com a diretora do hospital, Adelaide Frigo, o jovem apresentava sintomas característicos da dengue, incluindo febre de aproximadamente 40°C, calafrios, dor de cabeça e sudorese excessiva. Ele também informou que havia sido diagnosticado com dengue há alguns meses.

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou que o homem chegou em Capinzal e começou a apresentar sintomas na segunda-feira, dia 5. Diante da suspeita de dengue, foi realizado o exame e o material foi encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen), que confirmou a doença.

A malária é uma doença causada por protozoários do gênero Plasmodium. A doença é transmitida para os humanos principalmente pela picada da fêmea infectada do mosquito Anopheles, também conhecido como "mosquito prego".


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.