Cerca de 12 mil pessoas estão com a vacina contra a Covid-19 em atraso em Chapecó, informou o município nesta segunda-feira, dia 29. O cenário levou a administração municipal a criar uma estratégia para a busca ativa de quem ainda não está imunizado, implantando um “Vacimóvel”.
Um dos dois veículos do Lockdown Inverso, usado no monitoramento da Covid, será transformado no Vacimóvel, já que os números de ativos está abaixo de 100 há mais de uma semana. O veículo será ocupado por um profissional aplicando vacina, além de duas agentes de saúde e um motorista.
“Chapecó é uma das cidades que tem um dos melhores índices de vacinação, uma das que vacinou mais rápido, mas ainda tem gente que não buscou segunda dose ou reforço. Por isso estamos implantando o Vacimóvel, que vai percorrer o Centro e os bairros, para facilitar o acesso da população à vacina”, afirma o prefeito João Rodrigues.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Lilian Galão, o Vacimóvel estará nesta terça-feira, dia 30m a partir das 13 horas, no Terminal Urbano de Transporte Coletivo, onde tem grande fluxo de pessoas. Depois ele vai circular pelo centro e, à noite, das 18 às 21 horas, estará na Praça Coronel Bertaso. “Nós vamos estabelecer um cronograma para os bairros, circulando pelos principais pontos de fluxo, praças, entre outros”, explica Lilian.
O gerente de Vigilância em Saúde, Rodrigo Momoli, diz que há uma preocupação da Secretaria de Saúde em relação às novas variantes que estão surgindo pelo mundo, além do período de férias e festas. “Pedimos que as pessoas que ainda não tomaram a primeira dose, ou que estão atrasadas com a segunda dose ou que já podem tomar o reforço, que busquem a vacina. Precisamos proteger ao máximo a população, pois a maioria das pessoas internadas não está com imunização completa e alguns sem vacina”.
Outra ação será abrir o Centro Estratégico de Vacinação, que funciona agora na reitoria da UFFS, antigo Bom Pastor, para vacinação por livre demanda, no dia 4 de dezembro. Ou seja, no sábado poderão ser vacinados mesmo quem não fez o agendamento, na UFFS. O horário será das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas.
Chapecó já está com cerca de 190 mil pessoas vacinadas com a primeira dose, o que já dá 99% da população prevista acima de 12 anos, e cerca de 170 mil com a segunda dose, o que dá 90% da população acima de 12 anos. Outros 20 mil já tomaram o reforço, cerca de 10% da população acima de 12 anos.
Chapecoense vence o Criciúma em casa e sobe na tabela da Série B
Motorista fica ferido ao tombar caminhão nas margens da BR-282