O governador Jorginho Mello recebeu nesta segunda feira, dia 5, embaixadores de Marrocos, Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Qatar e Kuwait durante encontro na Casa d’Agronômica, em Florianópolis, no Litoral catarinense.
Os representantes buscam oportunidades de parceiras para aumentar a balança comercial entre Santa Catarina e os países. A reunião também contou com a participação da vice-governadora, Marilisa Boehm, secretários de Estado e parlamentares.
“Eu convidei os embaixadores a visitarem e aprofundarem o olhar para o interior do nosso estado que é rico em agricultura, indústria, turismo e força de trabalho do nosso povo. Então foi um encontro proveitoso que deve gerar muita coisa boa para Santa Catarina”, avaliou Jorginho Mello.
Os embaixadores estão em Santa Catarina desde o domingo, dia 4, e ficam até esta quarta-feira, dia 7, para uma série de compromissos como visitas e reuniões nos polos tecnológicos do estado, além de encontros com empresários de diversos setores da economia, representantes da indústria, do comércio e do turismo catarinenses.
“Eles nos visitam com olhos abertos, procurando oportunidades de incrementar o comércio entre Santa Catarina e seus países. Santa Catarina tem um comércio exterior muito forte, nós somos grandes importadores, grandes exportadores, e somos um porto seguro para investimentos”, destacou o secretário Executivo de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Paulo Bornhausen.
A visita a Santa Catarina também passou pelo trabalho realizado em Brasília pela Secretaria de Articulação Nacional. O contato com as embaixadas é fundamental para facilitar processos de aproximação e parceria.
A secretária de Articulação Nacional de Santa Catarina, Vânia Franco explica que o governador teve um encontro anterior, em Brasília, com os embaixadores do Marrocos e do Bahrein e eles demonstraram esse interesse em vir para o estado, principalmente para conhecer a área de tecnologia e inovação.
“É a primeira vez que vêm cinco embaixadores para Santa Catarina, de uma vez só. E hoje esse encontro foi muito importante para o estado e também para os outros países, porque Santa Catarina desponta na área de tecnologia e inovação, já é reconhecida no Brasil e fora do Brasil”, destacou Franco.