A Polícia Militar Ambiental realizou uma operação entre os dias 9 e 12 de maio em cidades do Meio-Oeste catarinense, com o objetivo de combater a caça ilegal de animais silvestres. Durante a ação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão nos municípios de Jaborá e Treze Tílias. As equipes recolheram armas de fogo, armadilhas, equipamentos usados na captura de animais e carne congelada de espécies silvestres.
A primeira ação ocorreu na manhã de sexta-feira, dia 9, em Jaborá. Na casa vistoriada, os policiais encontraram uma espingarda calibre 36 com munições, carne de paca armazenada no freezer e um pássaro conhecido como pintassilgo mantido em cativeiro sem autorização. Também foram localizados dois alçapões usados para capturar aves.
Nesta segunda-feira, dia 12, já em Treze Tílias, a segunda busca encontrou diversos materiais utilizados na caça, como visores noturnos, apitos para atrair aves, armadilhas e 3,75 kg de carne congelada aparentemente de animais silvestres. Durante a abordagem, o morador resistiu à fiscalização e agrediu um dos policiais, sendo contido e levado ao hospital para avaliação, junto com o agente ferido.
Ainda em Treze Tílias, outra residência foi vistoriada e resultou na apreensão de duas armas de fogo, duas carabinas de pressão, munições, um silenciador, rádios comunicadores, gaiolas, apitos e carne de caça, somando 3,79 kg. Um pássaro silvestre conhecido como azulão foi encontrado preso em cativeiro, também sem autorização legal.
Todos os envolvidos foram encaminhados à delegacia.
Vídeo mostra momento do acidente que matou mulher em Chapecó
Safra de café do Brasil deve alcançar 55,67 milhões de sacas em 2025
Prefeitura de Ponte Serrada lamenta morte de jovem professor