PRF e Detran realizam fiscalização de veículos estrangeiros para cobrar débitos

Ação acontece na BR-101, em Araranguá, no Sul, e na BR-282, em Xanxerê e Dionísio Cerqueira, ambos no Oeste.

Por Redação Oeste Mais

30/01/2025 18h44



Fiscalização iniciou na última segunda-feira (Fotos: PRF)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran) estão realizando uma operação conjunta nesta semana para cobrar débitos de veículos estrangeiros em trânsito pelo estado.

A fiscalização acontece em pontos estratégicos: BR-101 em Araranguá, no Sul catarinense; BR-282 em Xanxerê e na cidade de Dionísio Cerqueira, ambos no Oeste do Estado. Esses locais foram escolhidos por serem rotas de retorno de turistas argentinos, uruguaios e paraguaios.

PRF já abordou cerca de 230 veículos estrangeiros e constatou 78 multas em aberto (Fotos: PRF)

Nos primeiros três dias da operação, que começou na última segunda-feira, dia 27, a PRF abordou cerca de 230 veículos estrangeiros e constatou 78 multas em aberto, referentes a infrações cometidas tanto neste verão quanto em temporadas anteriores. Todos os veículos com débitos pendentes foram retidos até que os valores fossem quitados. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, veículos estrangeiros não podem deixar o país sem regularizar as pendências.

Para o superintendente da PRF de SC, Manoel Fernandes, a ação também tem um caráter educativo. “O turista tem que saber que é bem-vindo, mas que também pode ser punido se descumprir as regras de trânsito, como qualquer condutor brasileiro”. 

O presidente do Detran, Ricardo Aversa, anunciou planos para facilitar futuras regularizações. “Futuramente teremos totens instalados em pontos estratégicos, onde o estrangeiro poderá fazer o pagamento dos débitos, 24h por dia, através de cartões internacionais”, comentou. 






COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.