A PF (Polícia Federal) cumpre 104 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva contra produtores e consumidores dos cinco maiores sites de pornografia infantil da dark web, na manhã desta sexta-feira, dia 3. A operação ocorre em Santa Catarina e em outros 19 Estados, além do Distrito Federal.
O grupo criminoso utilizava a dark web — local que mantém atividades ilegais de forma anônima na internet — para a difusão de material de abuso sexual infantil no Brasil e em diversas partes do mundo.
Segundo a PF, é uma ação de grande relevância no combate a esse tipo de atividade criminosa, em razão do volume de material produzido e da periculosidade dos alvos.
Os Estados onde a operação está sendo deflagrada são: Alagoas, Amazonas, Ceará, Espirito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piuaí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e o Distrito Federal.
A operação Lobos II é a segunda fase de uma investigação que iniciou em 2016. Na época, a PF fez parcerias com forças policiais de diversos países para identificar bandidos que difundiam material de abuso infantil.
Os criminosos atuavam mediante divisão de tarefas, como administradores, moderadores, provedores de suporte de hospedagem, produtores de material e disseminadores de imagens.