O velório público do papa Francisco começou na manhã desta quarta-feira, dia 23, no Vaticano. O corpo do pontífice foi levado em procissão da Casa de Santa Marta, onde morava e estava desde que morreu, até a Basílica de São Pedro, onde acontece o velório (veja o vídeo abaixo).
O caixão percorreu a Via della Sacrestia, passando pela Praça dos Protomártires Romanos e saindo para a Praça São Pedro pelo Arco dos Sinos. Conforme o Vaticano, 20 mil pessoas, com longos aplausos, saudaram a passagem do corpo do papa.
Francisco faleceu aos 88 anos, na última segunda-feira, dia 21. Conforme o Vaticano, derrame cerebral, coma e parada cardiorrespiratória irreversível foram as causas da morte.
A responsabilidade de carregar o caixão com o corpo do papa foi incumbida a 14 "homens de preto": os sediários pontifícios, membros da corte papal que atuam como "faz-tudo" para serviços braçais no Vaticano.
● Papa fez gesto de “tchau” a enfermeiro e disse “obrigado” antes de morrer, diz Vaticano
A procissão chegou ao interior da Basílica e, em frente ao Altar da Confissão, o caixão foi colocado no chão. A Basílica permanecerá aberta até a meia-noite. Nesta quinta-feira, dia 24, a abertura está programada para as 7 horas e o fechamento à meia-noite. Na sexta-feira, dia 25, véspera do funeral, estará aberta das 7 às 19 horas.
Chapecó contabiliza prejuízo de R$ 1,6 milhão após microexplosão
Carro pega fogo ao bater contra caminhão e motorista morre na SC-114