O vereador Ademar Pereira apresentou na sessão do Legislativo de Ponte Serrada desta segunda-feira, dia 24, uma moção de apelo por melhorias em pontes e canalização de rios do município para a prevenção de enchentes.
O documento foi assinado por todos os vereadores e encaminhado ao governo de Santa Catarina, deputados estaduais líderes de bancadas e à Secretaria da Proteção e Defesa Civil do Estado de Santa Catarina.
Nas considerações, a moção destaca as chuvas torrenciais que vêm ocorrendo no município, que tem rios cortando o Centro da cidade e o bairro São Sebastião. Também cita a existência de pontes que não têm vazão suficiente para o escoamento das enxurradas, especialmente a ponte na BR-282.
“Os moradores ribeirinhos são de classe média/baixa e vem perdendo seus bens a cada chuva torrencial, devido ao grande volume de água”, pontua ainda a moção, que também destaca um projeto básico de melhoramento fluvial feito pelo município ainda em 2014.
“Apelamos a vossas excelências o apoio, juntamente com os demais deputados estaduais, no sentido da execução de melhorias como ampliação das pontes e canalização dos rios. Apelamos ainda vossa interferência junto ao governo federal para ampliação da ponte da BR-282, que corta o município de Ponte Serrada, pois além de ser uma via federal, o município não dispõe de condições financeiras e estrutura para execução desta obra”, pede a moção.
Indicações
Pereira ainda apresentou duas indicações na reunião desta semana. Uma delas é para que seja reparada a iluminação pública na rua Veranópolis, com troca de lâmpadas queimadas na via, que inclusive é acesso à Escola Antonio Paglia. “É necessária a revisão com urgência devido ao fluxo contínuo de pessoas”, reforçou.
Outra indicação é que seja recuperada a paralela à BR-282, partindo, das proximidades da Mecânica Dalorsoletta até a Coperfaps. “Grande trecho ainda é estrada de chão, há comércio que depende de bom acesso, mas devido às chuvas e ao intenso tráfego de veículos e caminhões pesados, a estrada está intransitável, com muitas valas e lama. A rua fica no perímetro urbano da cidade e tem um grande fluxo de veículos diariamente”, justificou.