Perfil que disseminava fake news contra candidato no Oeste é retirado do ar

Conta publicava notícias falsas e vídeos com fala de candidato alterada com uso inteligência artificial.

Por Redação Oeste Mais

28/09/2024 18h57 - Atualizado em 30/09/2024 07h00



A Meta, empresa responsável pelas redes sociais Instagram e Facebook, atendeu a uma decisão judicial em Notícia de Propaganda Eleitoral Irregular ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral e retirou do ar um perfil que disseminava fake news, inclusive vídeos modificados por meio de inteligência artificial, com intuito de influenciar nas eleições em município do Oeste catarinense.

O pedido para retirar o perfil do ar partiu da Promotoria Eleitoral da 69ª Zona Eleitoral, após receber denúncia e constatar a existência da propaganda irregular promovida de forma anônima.

Foi verificado, inclusive postagem realizada com a utilização de conteúdo sintético para substituir a voz de candidato propagando conteúdo manipulado por inteligência artificial, visando prejudicar candidato.

"O perfil é utilizado de modo geral para ofender os candidatos de mais de uma sigla partidária, podendo caracterizar crime contra a honra previsto no Código Eleitoral, agindo desde o início de forma anônima, o que impede, inclusive, eventual pedido de resposta, bem como eventual responsabilização, razão pela qual está interferindo de modo indevido nas eleições municipais", considerou a promotora eleitoral Susane Ramos.

O nome da cidade onde ocorreu o caso não foi divulgado.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.