Lâmpadas de Led e floreiras deixam Centro de Ponte Serrada mais bonito

Nova iluminação na Avenida 15 de Novembro dura mais e consome cerca de 60% a menos de energia

Por Jhonatan Coppini

07/11/2016 17h57



Avenida 15 de Novembro ganhou nova iluminação pública e revitalização das floreiras (Fotos: Jhonatan Coppini/Oeste Mais)

Instaladas recentemente pela administração municipal, as lâmpadas de Led não apenas melhoraram a iluminação pública na Avenida 15 de Novembro, Centro de Ponte Serrada, como deverão gerar uma economia de aproximadamente 60% só no consumo de energia elétrica, fora a durabilidade em razão da prolongada vida útil.

O município investiu em recursos próprios pouco mais de R$ 58 mil, além de quase R$ 50 mil de verba estadual para a compra das novas luminárias e lâmpadas nos postes da avenida. Ao todo foram adquiridas 94 unidades. “As luzes não visam somente o embelezamento, mas a economia e mais segurança à população, tanto para veículos quanto para pedestres”, considera o prefeito Eduardo Coppini (Duda).

De acordo com a administração municipal, as lâmpadas antigas geravam alto consumo de energia elétrica em relação à nova iluminação. A economia estimada é de aproximadamente 60%, fora a redução de gastos em manutenção, já que as luzes antigas precisavam ser trocadas a uma média de cada seis meses. A vida útil da iluminação de Led gira em torno de 50 mil horas, aproximadamente cinco anos.

Floreiras

O município também revigorou recentemente a ornamentação nas floreiras da Avenida 15 de Novembro. As espécies são de Tagetes amarela, Tagetes laranja, Cravina de cores sortidas e Sálvia vermelha. “Nós apostamos no embelezamento da cidade, melhorando o ambiente, trazendo mais alegria e melhorando o visual do município”, diz Duda.

O prefeito informa ainda que até o final do ano a intenção é distribuir algumas floreiras não utilizadas na avenida para embelezar outros locais públicos do município. “A gente também conta com a participação da comunidade para cuidar das flores, ajudando na conservação. Que cada cidadão faça a sua parte”, sugere.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.