A seleção do Japão é a primeira a garantir vaga para a Copa do Mundo de 2026 e se junta aos anfitriões Canadá, México e EUA, com presença garantida no Mundial por sediarem a competição. A vaga do país asiático foi assegurada com uma vitória por 2 a 0 sobre o Bahrein nesta quinta-feira, dia 20.
O Japão venceu seis das sete partidas das eliminatórias da terceira fase até o momento, perdendo pontos apenas no empate por 1 a 1 com a Austrália na quarta rodada, em outubro de 2024. A equipe marcou 24 gols e sofreu apenas 2, tendo enfrentado também China, Bahrein, Arábia Saudita e Indonésia.
???????? Japan have qualified for #FIFAWorldCup 26!#WeAre26 | @jfa_samuraiblue
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) March 20, 2025
"Eu não esperava que as coisas fossem tão tranquilas", disse o meio-campista Daichi Kamada após a vitória que garantiu a classificação para a Copa do Mundo.
"Acredito que é o resultado do trabalho duro de todos como uma equipe. Todos nós sabemos que isso não é algo que acontece facilmente. Nós lutamos muito nas últimas eliminatórias, então desta vez me sinto realmente aliviado e incrivelmente feliz", completou.
A Copa do Mundo de 2026 será a oitava consecutiva com a presença do Japão, que se classificou pela primeira vez para um Mundial em 1998, na Copa da França, mas foi eliminado ainda na fase de grupos, após três derrotas consecutivas. Os japoneses chegaram até as oitavas de final em quatro ocasiões (2002, 2010, 2018 e 2022).
Chapecó contabiliza prejuízo de R$ 1,6 milhão após microexplosão
Carro pega fogo ao bater contra caminhão e motorista morre na SC-114