Professores de todo o país iniciaram, nesta terça-feira, dia 15, um curso de formação voltado à Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. A iniciativa tem como objetivo capacitar educadores para promover práticas pedagógicas inclusivas e atender às necessidades específicas de cada estudante.
O curso de aperfeiçoamento, totalmente gratuito e realizado na modalidade à distância, tem carga horária de 120 horas e foi lançado oficialmente durante um webinário transmitido pelo canal do Ministério da Educação (MEC) no YouTube.
A formação é uma parceria entre o MEC e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que prevê a oferta de 1,2 milhão de vagas até 2026. As inscrições estão disponíveis por meio da página da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Ao todo, 50 instituições públicas de ensino superior das cinco regiões do país participam da iniciativa. Além deste curso, também são ofertadas outras formações continuadas por meio da Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública (Renafor).