Os Microempreendedores Individuais (MEIs) de todo Brasil têm até o dia 31 de maio para enviar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN). O documento, que apresenta todas as receitas obtidas ao longo do ano, é obrigatório para todos os MEIs que tenham exercido qualquer atividade ao longo de 2024, mesmo para aqueles que não tiveram faturamento.
A entrega fora do prazo gera multa de 2% ao mês sobre o valor dos tributos declarados, limitada a 20% do total e com valor mínimo de R$ 50.
O vice-presidente de serviços ao cliente do escritório Contabilizei, Charles Gularte, orienta que o microempreendedor individual não deixe o envio para a última hora.
“A antecipação evita possíveis imprevistos, como congestionamento e instabilidade no sistema de recepção de declaração da Receita Federal. Além disso, fazer com calma ajuda tanto a preencher todas as informações corretamente quanto ainda permite uma revisão final antes de fazer a submissão do documento”, afirma.
“É importante esclarecer que a DASN e a Declaração de Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) são obrigações diferentes, sendo que o prazo final desta última é na sexta-feira, dia 30 de maio. O microempreendedor individual que esteja obrigado a declarar o IRPF ainda assim precisa enviar a declaração anual de faturamento”, esclarece Gularte.
Vereador de Videira é denunciado por abuso de autoridade e desacato
Governadora de SC cumpre agenda em Chapecó nesta sexta-feira
Casan avança em novos trechos do Projeto Chapecozinho em Xaxim