A Escola de Angoleiros Nativos promove, entre os dias 11 e 13 de abril, a 9ª Etapa do Movimento Cultural Mandinga Oeste, com atividades realizadas nos municípios de Xanxerê e Xaxim. O evento é gratuito e tem como objetivo valorizar e preservar as manifestações da cultura popular brasileira, oferecendo uma programação diversificada, gratuita e aberta à comunidade.
Organizado pelo contramestre Adriano Vittorazzi, referência regional na promoção da cultura desde 1998, o projeto foi viabilizado por meio do Edital de Fomento nº 004/2024, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) no município de Xanxerê.
A programação do Mandinga Oeste conta com oficinas de Capoeira Angola, Maculelê e Samba de Roda, ministradas por nomes consagrados da cultura popular. As oficinas são voltadas para todos os públicos, independentemente de escola, estilo ou nível de experiência, possibilitando tanto a iniciação quanto o aprofundamento artístico e cultural dos participantes.
Além das oficinas, o evento traz apresentações tradicionais como a Saída do Boi Mandingueiro (Bumba Meu Boi) e a divertida brincadeira do quebra pote, resgatando elementos festivos das manifestações populares e promovendo o envolvimento da comunidade.
A programação também inclui aulas e rodas de Capoeira Angola em espaços públicos, como a Praça Frei Bruno, em Xaxim, e a Praça Tiradentes, em Xanxerê. Entre os convidados especiais, estarão Mestre Lito, de Colorado (PR), e Contramestre Montanha, de Bebedouro (SP), além de artistas e profissionais da região Oeste de Santa Catarina.
Confira abaixo a programação completa do evento:
Motorista fica ferido ao tombar caminhão nas margens da BR-282
Empresário de Faxinal dos Guedes morre em acidente na BR-282