Uma operação de resgate que durou cerca de sete horas mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros para salvar um cachorro que ficou preso em uma área de difícil acesso na trilha do Pico da Mordida do Gigante, em Guabiruba, no Vale do Itajaí.
O chamado foi feito na manhã do último domingo, dia 6, pelo tutor do animal, um homem de 39 anos, que indicou o local onde o cão havia desaparecido. Com base nas informações repassadas, os bombeiros iniciaram a subida em direção ao cume da montanha por volta das 10h30.
Ao chegar na área indicada, os socorristas identificaram que o animal estava preso em um paredão de pedras, sobre um pequeno degrau. O local não possuía pontos de ancoragem superiores e era inacessível pela parte inferior, o que dificultou bastante a ação.
Diante da complexidade, foi solicitado o apoio do helicóptero Águia, da Polícia Militar. Após análises do terreno, a equipe optou por montar um sistema de ancoragem humana dupla — com uma linha principal e outra de segurança (backup).
Um resgatista desceu até o ponto onde o cão estava, realizando o resgate por volta das 15h. A equipe iniciou então a descida, retornando à base da montanha por volta das 17h.
O cão foi entregue ao tutor e não apresentava ferimentos.