Mais do que item de decoração, guirlandas são tradição e atraem energias positivas

Adereços podem ser utilizados em qualquer época, pois simbolizam boas-vindas e proteção ao longo do ano.

Por Kiane Berté

11/03/2025 09h49 - Atualizado em 11/03/2025 09h50



Guirlandas são confeccionadas pelo professora aposentada em Ponte Serrada (Fotos: Arquivo pessoal)

Se engana quem pensa que as guirlandas são utilizadas apenas no Natal. Apesar da popularidade nessa época, elas podem ser usadas ao longo de todo o ano, incluindo outras datas comemorativas como a Páscoa. Mais do que simples elementos decorativos, as guirlandas carregam simbolismos profundos ligados às boas-vindas, proteção, prosperidade, tradição, beleza, renovação, esperança e vida nova.

A professora aposentada Lilian Dagmar Mattei Maier, de 52 anos, encontrou uma nova paixão na confecção dessas peças. Formada em Pedagogia e Letras, com pós-graduação em Linguagens, Lilian dedicou-se ao artesanato após a aposentadoria no ano passado. Seu interesse pelas guirlandas surgiu durante viagens, quando percebeu que, em diferentes regiões, elas eram usadas ao longo de todo o ano, e não apenas no período natalino.

"O formato circular da guirlanda simboliza o ciclo da vida, a eternidade e a renovação. Na Roma Antiga presentear com uma guirlanda era uma forma de desejar saúde e bem-estar", explica Lilian.

Adereços podem ser utilizados em qualquer época do ano (Fotos: Arquivo pessoal)

Feitas com ramos, flores, frutos ou outros materiais, elas se adaptam a diversas ocasiões e podem ser usadas tanto na porta de entrada das casas, atraindo boas energias, quanto em ambientes internos, decorando portas e paredes com charme e significado.

Com a proximidade da aposentadoria, Lilian viu no artesanato uma maneira de se manter ativa e expressar sua criatividade. “Sempre gostei muito de trabalhos manuais, gosto este que aprendi com minha mãe que também era apaixonada por artesanato”, relembra. A realização da feira noturna na cidade trouxe um incentivo extra, permitindo que ela expusesse suas criações e interagisse com outras pessoas.

“Cada guirlanda pode demorar uma tarde para fazer, dependendo da complexidade e do material utilizado. O resultado traz uma grande satisfação, principalmente quando as pessoas demonstram gostar do que fiz, fazem encomendas, compram ou me procuram porque querem presentear alguém especial com o fruto do meu trabalho”, conta.

Atualmente, Lilian dedica algumas tardes da semana à produção de guirlandas, arranjos e enfeites, tornando cada peça única e especial.




COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.