Escritor lança livro ambientado na história da região Oeste

"Segredos da Serra da Fortuna" de Leomar Roque Sgarbi tem personagens e paisagens inspirados no Oeste Catarinense.

Por Redação Oeste Mais

03/02/2025 09h28



Livro foi lançado na última semana em Serra Alta (Fotos: Divulgação)

O escritor Leomar Roque Sgarbi, natural de Modelo, lançou um livro ambientado na história da região Oeste de Santa Catarina. A obra "Segredos da Serra da Fortuna" foi lançada na última sexta-feira, dia 31, na Sede dos Veteranos de Serra Alta, município do Oeste, e reuniu cerca de 100 pessoas, que acompanharam a apresentação e puderam reviver cenários da infância e rotina no interior.

Nascido em Modelo, Sgarbi cresceu na Linha Nova Ibiaçá, hoje pertencente à Serra Alta. "É, sem dúvida, uma honra muito grande para mim estar aqui, cercado por amigos e familiares, para lançar o meu livro, que talvez é um dos únicos a registrar na literatura um pouco da história da formação do nosso Oeste e do cotidiano dos nossos antepassados durante esse processo", afirma.

A publicação de seu primeiro livro aos 57 anos é também a consolidação de um sonho antigo. Sgarbi comenta que há algumas décadas, antes ainda de se mudar com a esposa e filhas para Campo Bom, no Rio Grande do Sul, onde hoje reside, chegou a rascunhar em um caderno algumas histórias.

O projeto, entretanto, acabou engavetado, mas nunca esquecido, e ganhou um novo impulso em 2019, quando o escritor teve um poema de sua autoria selecionado em oitavo lugar no Prêmio VIP de Literatura, entre 1.472 inscritos do Brasil e exterior. "Criei minhas filhas, plantei árvores e agora escrevi um livro, realmente me sinto realizado com a vida", brinca.

Escritor lançou o primeiro livro aos 57 anos (Fotos: Divulgação)

Sobre o livro

Publicado pela editora Evangraf, o livro gira em torno da amizade entre um menino e um ancião, envolvendo ainda uma pedra preciosa.

A obra "Segredos da Serra da Fortuna" consiste em um misto de autobiografia e alguns elementos de ficção. A história atravessa a inocência da infância no Sul do Brasil, perpassando a vida na roça e o cotidiano de uma numerosa família descendente de imigrantes, tendo como ponto principal a amizade entre um garoto e um ancião. No livro, passado e presente se entrelaçam quando a lembrança de um segredo é partilhada e uma misteriosa pedra preciosa é encontrada, retornando a histórias de um tempo distante, mas, ainda assim, real.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.