Lixo eletrônico pode ser entregue na Apae de Ponte Serrada para correta destinação

Além de proteção ao meio ambiente, iniciativa gera receitas para manutenção da entidade.

Por Jhonatan Coppini

18/10/2024 14h07



Aparelhos eletrônicos ou eletrodomésticos que estejam quebrados ou sem uso agora podem ser entregues na Apae de Ponte Serrada, no Oeste catarinense. Além de proteger o meio ambiente, com a destinação adequada do material, a campanha “Lixo eletrônico solidário” vai gerar renda para a instituição, que atende atualmente 97 alunos.

Os moradores de Ponte Serrada e municípios da região podem levar o lixo na sede Apae, que fica na rua Dr. Cristiano Maier, no bairro Quatro Irmãos. O material será posteriormente recolhido pela Indústria Fox, empresa localizada em Cabreúva (SP), a cerca de 90 quilômetros da capital paulista. A entrega na Apae pode ser feita das 8h às 11h45 e das 13h15 às 17h15.

Refrigeradores, máquinas de lavar, micro-ondas, televisores, computadores, celulares, pilhas e baterias são alguns dos objetos que se enquadram na categoria de lixo eletrônico. “Esses itens, que normalmente seriam descartados no meio ambiente, serão recolhidos pela equipe do projeto e convertidos em fundos para ajudar a Apae a continuar seu trabalho”, ressalta a diretora Marlene Acunha.

Lixo eletrônico já é entregue na Apae de Ponte Serrada (Foto: Divulgação)

Retorno financeiro

A empresa responsável pelo recolhimento do lixo vai destinar R$ 1,20 para cada quilo de material. Do valor, 10% vão para a Federação das Apaes de Santa Catarina (Feapaes) e os outros 90% (R$ 1,08) ficam para a Apae de Ponte Serrada.

A Indústria Fox é uma organização de engenharia com soluções para reciclagem, eficiência energética, logística, remanufatura, análises técnicas de qualidade e tecnologia da informação. A matriz em Cabreúva conta com uma infraestrutura fabril, galpões para armazenagem, logística e área administrativa.

Marlene informa que a Apae ainda pretende definir outros pontos de coleta, como empresas e indústrias. “A gente também pede que outros municípios que queiram ter um ponto de coleta, entrem em contato com a Apae”, reforça a diretora. Os telefones disponíveis são (49) 3435-0747 e 98871-5496.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.