Polícia Científica de SC participa do Congresso Nacional de Criminalística

Servidores apresentaram trabalhos e receberam premiações em quatro apresentações orais.

Por Redação Oeste Mais

17/09/2024 19h26



Servidores participaram de congresso no Maranhão (Foto: Polícia Científica SC)

Cerca de 35 servidores da Polícia Científica de Santa Catarina participaram na última semana, do 27º Congresso Nacional de Criminalística (CNC), um dos eventos mais prestigiados da América Latina na área de perícia criminal. O congresso aconteceu em São Luís, capital do Maranhão, com o tema central “A Inovação e Integração das Ciências Forenses”.

Com intercâmbio científico, o evento ofereceu oportunidades para networking e debates voltados ao aprimoramento da segurança pública. O congresso incluiu conferências, palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos, além de atrair peritos oficiais de diversas áreas da perícia, profissionais da segurança pública, acadêmicos e estudantes, tanto do Brasil quanto do exterior.

Durante o congresso, a perita-geral de Santa Catarina, Andressa Boer Fronza, participou de uma reunião do Conselho Nacional de Dirigentes de Polícia Científica (CONDPC), onde teve a oportunidade de receber do secretário nacional de Segurança Pública, Promotor Mário Luiz Sarrubbo.

“Para os peritos da Polícia Científica de Santa Catarina, o congresso foi uma excelente oportunidade para a troca de conhecimentos e para acompanhar as mais recentes inovações em perícia criminal e medicina legal. Vários dos nossos peritos foram palestrantes e apresentaram trabalhos, muitos deles premiados, neste importante evento”, destaca Andressa.

Trabalhos apresentados

A Polícia Científica catarinense participou do congresso com a apresentação de quatro trabalhos:

Perita criminal Aline Teixeira - apresentou sobre viés cognitivo na tomada de decisão pericial;

Perito criminal Fernando Lonzetti - discutiu o uso de sistemas de reconhecimento facial como meio de prova;

Perita criminal Kelly Lobato - abordou o exame sexológico e a aplicação de novas tecnologias na identificação de agressores sexuais

Perito criminal aposentado Walmir D. Gomes Jr., juntamente com o perito criminal Valdecir Figueiredo, completou o quadro de apresentações.

Houve ainda a premiação de quatro apresentações orais: perito Iury Lopes (2º lugar na trilha de fonética), perito Igor Shoiti Shiraishi (2º lugar na trilha de perícias ambientais), agente Beatriz Pavei (3º lugar na trilha de feminicídio e vulneráveis) e perito Victor Botteon (2º lugar na trilha genética/DNA).


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.