A Polícia Militar (PM), em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a Prefeitura de Ponte Serrada, iniciou ainda no mês de junho deste ano um projeto transformador de Terapia Assistida com Cavalos (TACC), também conhecida como Equoterapia. Realizada uma vez por semana pelo 6º Grupo de Polícia Militar, a iniciativa já apresenta resultados positivos e promete continuar nos próximos anos.
Com foco no desenvolvimento integral dos participantes, a TACC proporciona uma abordagem terapêutica inovadora, utilizando a interação com cavalos para promover avanços físicos, emocionais e sociais nos alunos. Atualmente, o projeto atende 16 participantes encaminhados pela Apae, que participam de sessões semanais na sede da PM local. A equoterapia pode amenizar dores e auxiliar no processo de melhora da ansiedade.
Durante os encontros, a relação com os cavalos, orientada por profissionais especializados, fortalece a autoestima dos participantes, melhora a coordenação motora e desenvolve a comunicação.
Para o Cabo PM Jakson Wilian da Silva, responsável pelo projeto, a experiência tem sido gratificante. "Isso é uma bênção em minha vida, uma oportunidade de ajudar os participantes e enriquecer a alma. Como PM já trabalhei na cavalaria do 2º BPM em Chapecó e, cada vez mais, acredito no poder que os cavalos têm de transformar vidas e ajudar muitas pessoas", destaca.
Motorista fica ferido ao tombar caminhão nas margens da BR-282
Empresário de Faxinal dos Guedes morre em acidente na BR-282