Do direito para nutrição: jovem catarinense estreia em competição de fisiculturismo

Pedro Henrique é natural de São Lourenço do Oeste e atualmente reside em Blumenau

Por Giulia Sacchetti Ferreira

31/05/2023 15h42 - Atualizado em 31/05/2023 16h44



Antes e depois do atleta durante a preparação para a competição (Foto: Arquivo Pessoal)

Mudar muitas vezes faz bem. É o que o Pedro Henrique Baggio Marinho da Silva fez. Formado em direito e recém aprovado na prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), o jovem de 25 anos percebeu que advogar não era o que mais gostava de fazer. Foi no curso de nutrição que ele “se encontrou” e conheceu de perto o fisiculturismo.

“Com a rotina de estudos, comecei a colocar ainda mais a teoria em prática, o que me fez conhecer pessoas que estavam mergulhadas no mundo do fisiculturismo, que me incentivaram muito nessa nova fase”, conta Pedro Henrique.

O jovem diz que a primeira lembrança que tem relacionada à prática mais competitiva de esportes foi jogando futebol, aos 9 anos de idade. Desde então, jogar futebol não era mais só lazer. Em 2012, ingressou na academia pela primeira vez com o objetivo de fortalecer a musculatura, ainda para um lado mais voltado ao futebol.

“Joguei futebol até os 17 anos de idade, mas aos 16 comecei ver a academia e a musculação com outros olhos, passando a pesquisar mais sobre alimentação e buscar me cuidar mais, principalmente após ser diagnosticado como pré-diabético”, relata.

Antes de sair de São Lourenço do Oeste para iniciar a faculdade de Direito em Blumenau, Pedro conta que teve altos e baixos relacionados à musculação, mas nunca abandonou a prática por completo, pois conciliava a academia com o futebol americano.

Em 2019, devido alguns problemas pessoais, o atleta conta que começou a ingerir muita bebida alcóolica e fast food, o que o levou a engordar 15 kg. "Com a chegada da pandemia no Brasil, decidi que era hora de mudar de vez meu estilo de vida. Desde então, sigo uma rotina muito regrada voltada para boa alimentação e treinamento físico".

Pedro tem 25 anos e é natural de São Lourenço do Oeste (Foto: Arquivo Pessoal)

A chegada do fisiculturismo

Pedro diz que o fisiculturismo chegou em 2022, quando fez uma preparação. Entretanto, segundo ele, o esporte é muito caro e por isso só conseguiu competir neste ano.

“Decidi que precisava realizar esse sonho, tanto para satisfazer esse meu lado competitivo que me acompanha desde os 9 anos de idade quanto para colocar em prática todo meu conhecimento”, diz. Para o jovem, a experiência foi incrível e gratificante. Principalmente, conta Pedro, ao perceber que a preparação o levou ao físico que estava buscando.

Nova rotina

A participação na primeira competição, em Balneário Camboriú, fez com que se adaptasse a uma nova rotina, mais regrada e calculada. Pedro precisou de acompanhamento de nutricionista, personal traineer e terapeuta.

Os treinos aumentaram, principalmente de musculação e exercícios cardiovasculares. Além disso, o jovem também incluía a técnica de vacum, direcionada para a região abdominal e da cintura.

“Fazia 5 refeições ao dia, todas pesadas e calculadas, seguindo à risca os horários e alimentos. Também treinava poses, que são usadas na apresentação do palco”, explica.

O resultado foi a colocação em Top 4 na categoria Estreantes Games Classic da Federação Brasileira de Fisiculturismo e Fitness.

Apoio da família

Pedro conta que no início, a família achou que embarcar na prática do fisciulturismo seria mais uma “loucura”. “É bem compreensível pois eles se preocupavam também com a minha saúde, tendo em vista que todo esporte de alto rendimento acaba levando o corpo ao extremo”, diz.

Depois de conversas, o atleta teve um grande apoio. “Algo que me deixou muito feliz e emocionado ao descer do palco foi saber que minha mãe, pai e irmão conseguiram acompanhar a competição pelo YouTube”.

Advogado e fisiculturista quer participar do Mr. Blumenau (Foto: Arquivo Pessoal)

Próximos passos

Pedro Henrique está chegando na metade do curso de graduação em nutrição e diz que já concluiu diversos cursos voltados para a área de emagrecimento, montagem de dietas, estratégias para fisiculturismo e treinamento.

Questionado sobre quando será a próxima competição, o jovem conta que o primeiro objetivo é chegar aos 100 kg até o final deste ano, com o menor ganho de gordura possível. Depois disso, a meta é participar do “Mr. Blumenau”, concurso anual que já é tradicional no estado.

Atualmente, além da nutrição, Pedro segue advogando na área de Direito Bancário.




COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.