Extra, extra: saúde social em pauta


Por Helen Jung

27/03/2025 17h24



Solidão.

O que essa palavra teria a ver com o SXSW, Festival de Inovação e Tecnologia que reúne pessoas de diversos lugares do mundo em Austin, Estados Unidos? A resposta para essa pergunta é: muito, muito a ver.

Entre os dias 7 e 15 de março de 2025, o SXSW aconteceu e, entre os conteúdos das palestras, destacou tendências tecnológicas e diversas possibilidades de inovação. Um dos temas mais em alta no evento foi a saúde mental, que recebeu atenção especial e levou os participantes a refletirem sobre sua conexão com a saúde social.

Sim, um festival rodeado de Inteligência Artificial e Criatividade sentiu a urgente necessidade de olhar para conteúdos que englobam a psique humana. Isso me fez pensar no quanto continuamos mais humanos do que nunca, mesmo com a ascensão de diversas ferramentas que facilitam nosso dia a dia — e no quanto precisamos olhar para assuntos delicados.

A reflexão foi além. Como uma empresa pode atuar no marketing para diminuir a sensação de solidão das pessoas? A palavra "solidão" parece pesada, mas não há nada de anormal nela, considerando que essa é a realidade de 73% dos jovens, segundo dados ressaltados no SXSW por Caroline Garrafa, especialista em neurociência e People Skills.

Todos sabemos que o objetivo de um negócio é obter lucros e resultados, mas a responsabilidade com a comunidade — o público que consome os produtos e serviços — está aumentando a cada dia. Uma coisa está conectada à outra.

Então, vamos lá. Dicas práticas de como participar dessa "ação do bem" e fortalecer o vínculo com as pessoas:

  •       1.    Criar ações que incentivem as pessoas a se conectarem umas com as outras por meio do marketing de experiência. Aulões de atividades físicas, mateadas, trabalhos manuais e experiências ao ar livre são sugestões interessantes para inserir sua marca no meio das atividades e, principalmente, fazer algo pela sociedade.
  •       2.    Viagens ou encontros para grupos com interesses em comum. Essa é uma ótima ideia, inclusive, para pessoas da terceira idade, que muitas vezes se sentem ainda mais sozinhas.


O aumento do home office trouxe benefícios, mas também agravou essa questão da solidão. Não é para menos: já ouvi colegas que trabalham remotamente dizendo que "hoje em dia, ir ao mercado é praticamente um evento". Com a facilidade das entregas, do iFood e do celular na mão, até mesmo fazer compras simples exige um grande esforço. Sim, os tempos são outros. No entanto, continuamos humanos e precisamos interagir socialmente.

Como passamos boa parte da vida no ambiente de trabalho, é natural que esse assunto também se reflita no âmbito corporativo. Caroline Garrafa também afirmou no SXSW que 83% dos profissionais reconhecem que a solidão afeta o ambiente de trabalho. É um número que merece atenção.

Olhando para esse panorama, você, empresário, contratante e líder de equipe, pode investir em campanhas de endomarketing como estratégia para tornar o ambiente mais acolhedor e propício ao bom desenvolvimento do colaborador. Dois pontos importantes:

  •       1.    Empresas que não priorizam relações interpessoais saudáveis (mesmo aquelas que são 100% home office) enfrentam desafios significativos.
  •       2.    A saúde social no ambiente de trabalho é essencial para a produtividade e inovação. Afinal, o sentimento de pertencimento reduz o estresse e amplia a performance.

Em resumo: quanto mais saúde social, mais saúde mental.

Até logo, agradeço pela leitura.

Helen Jung

Empreendedora, publicitária e especialista em marketing e comunicação. Há mais de uma década, uma verdadeira entusiasta sobre esses assuntos. Insta @helendjung

  @helendjung


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.