A Defesa Civil confirmou a passagem de um tornado na última sexta-feira, dia 9, no município de Palmitos, Oeste de Santa Catarina. Ventos fortes e chuva intensa causaram transtornos em diversas localidades do interior, inclusive com registro de morte de um homem, atingido pela queda de uma árvore.
Intensas tempestades provocaram destelhamentos, queda de árvores, danos na distribuição de energia elétrica e outros transtornos. Com isso, após análise de imagens do radar meteorológico e registros feitos por drones, a Defesa Civil observou a presença de um tornado por volta das 14 horas.
Os tornados são caracterizados por uma coluna de ar em rotação que se estende da base de uma nuvem de tempestade (geralmente uma supercélula) até o solo, apresentando alto potencial destrutivo devido aos ventos intensos associados.
"O fenômeno se formou em um aglomerado de tempestades organizadas em uma linha de instabilidade que atravessou o estado ao longo desta sexta-feira. A passagem desse sistema estava associada ao avanço de uma frente fria, que já estava prevista nos avisos emitidos pela Defesa Civil de SC. O sistema atingiu inicialmente o Oeste catarinense e regiões de divisa com o Rio Grande do Sul no início da tarde, avançando pelas demais regiões do estado durante o restante do dia e à noite", diz um trecho da nota divulgada pela Defesa Civil.
O momento da tempestade responsável pelo tornado pode ser observado na imagem de satélite a seguir. É visível uma faixa de nebulosidade que se estende desde o norte da Argentina até o Oeste de Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul. As áreas com tons mais escuros e pontos brancos indicam regiões onde as tempestades estavam mais profundas, com potencial para chuva intensa, ventos fortes e granizo.
A imagem de diversas árvores "quebradas" no meio também chamou a atenção em Palmitos, indicando a possibilidade do fenômeno.
"Foram observadas árvores torcidas e caídas em diferentes direções, o que difere de danos causados por frentes de rajadas ou microexplosões, que geralmente apresentam um padrão direcional. Também foram identificados danos em forma de rastro, outra característica típica da passagem de um tornado", explica outro trecho do comunicado.
Ainda no município, conforme o Corpo de Bombeiros, foram atendidas 20 ocorrências relacionadas ao fenômeno nas localidades de linha Passarinhos, linha São Brás, linha da Gruta, linha Nova Brasília, linha Marcon e um trecho da BR-158. Ao todo, 50 famílias foram atingidas pelo temporal e receberam lonas para cobertura das casas.
Xanxerê abre inscrições para escolha de soberanas da ExpoFemi 2026