A Defesa Civil divulgou um vídeo que mostra a passagem de um temporal entre o final da tarde e início da noite de quinta-feira, dia 2, no município de Xanxerê. Os fortes ventos causaram destelhamentos, com mais de 30 pessoas afetadas no bairro João Winckler, próximo ao aeroporto da cidade do Oeste catarinense.
As imagens mostram nuvens carregadas cobrindo o céu xanxerense (veja abaixo). Conforme a Defesa Civil, o pico da tempestade foi registrado por volta das 19h40, com chuva intensa acompanhada de fortes ventos.
Casas e uma empresa do município foram atingidas. O Corpo de Bombeiros realizou a entrega de lonas aos moradores para minimizar os danos.
Além do material, orientações sobre a forma correta de utilização das locas foram repassadas, já que, nesses casos, é importante que as pessoas não tentem cobrir as residências, mas sim os móveis dentro das casas, evitando risco de queda por conta do telhado molhado.
Ainda conforme a Defesa Civil, Xanxerê, Lajeado Grande e Marema registraram queda de energia elétrica.
O órgão também relatou que um dos municípios mais atingidos pelos fortes ventos foi Romelândia, no Extremo-Oeste de Santa Catarina. Ao menos 20 residências foram destelhadas, além de quedas de árvores.
Causas e próximos dias
A Defesa Civil informou que as altas temperaturas somadas à passagem de uma frente fria e ventos mais intensos em altitude favoreceram a formação dos temporais.
A frente fria responsável pelo mau tempo, no entanto, já se afastou do estado. Nesta sexta-feira, dia 3, ainda há condições para pancadas de chuva e temporais muito isolados.
No final de semana a instabilidade diminui ainda mais, concentrada na área Leste de Santa Catarina, perto do Litoral, com chance de pancadas de chuva típicas de verão, especialmente entre as tardes e noites e de forma isolada.
Motorista fica ferido ao tombar caminhão nas margens da BR-282
Empresário de Faxinal dos Guedes morre em acidente na BR-282